PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA - MÓDULO 6
INTRODUÇÃO
Este
relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas na
Prática Profissional Supervisionada no módulo 06 do curso do
Profuncionário Biblioteconomia. Realizei as atividades no meu local
de trabalho e no local de estágio. No local de estágio estive
orientada sempre pela pedagoga Solange e pela diretora Zenith.
DESENVOLVIMENTO
Comecei
as atividades no meu local de trabalho, conversando com uma
professora e uma pedagoga. A professora Gisele acredita que a função
da escola é formar cidadãos que saibam viver e conviver em
sociedade de forma atuante e participativa. Para ela a escola
representa o lugar onde a comunidade deixa seus filhos para adquirir
conhecimentos e para ser educado, enquanto para outros é o lugar
onde deixam seus filhos enquanto trabalham. Quando perguntada sobre o
reconhecimento por parte da comunidade, ela acredita que quando a
comunidade participa e atua juntamente na escola, organizando
as atividades e eventos, assim é observado sua participação e
reconhecimento.
Quando
falei com a pedagogoa Luciane sobre as mesmas questões, ela disse
que a escola é um local onde se forma cidadãos críticos, e que
representa para a comunidade um local onde os alunos obtem
conhecimentos pedagógicos. Mas atualmente estão confundindo a
verdadeira função da escola, para que essa eduque seus filhos. E
ela acredita que existe reconhecimento por parte da comunidade,
quando é ofertado algum evento onde a comunidade escolar possa
participar ativamente.
Num
segundo momento, realizei uma reflexão sobre algumas questões
pertinentes à gestão democrática. No meu local de trabalho, as
decisões, geralemente são tomadas de maneira bem democrática,
diáriamente a direção da escola toma decisões sempre recorrendo
aos demais segmentos dentro da escola. Por várias vezes participei e
ainda participo do processo de tomada de decisões, bem como os
demais funcionários da escola. Na minha opinião, nós como
funcionários podemos ser mais participativos, demonstantrando
interesse e comprometimento com nosso trabalho e sempre trazendo
ideias capazes de auxiliar no bom andamento da escola. Contudo, por
vezes nos preocupamos mais em com o trabalho dos outros, do que com
nos envolvermos e assim, particparmos ativamente tanto das tomadas de
decisões como das árduas formas de colocá-las em prática.
Na
minha primeira visita do módulo 6 ao C.E. Francisco Azevedo Macedo,
e conversei com a Marisa, representante do Conselho Escolar, e ela me
disse que o Conselho Escolar tem um estatuto próprio e é composto
por um presidente e vice, representantes da equipe pedagógica,
corpo docente e discente, agentes educacionais, pais de alunos e
comunidade. Ela informou que quando é necessário os membros recebem
bilhete de convocação e assinam também um livro aviso. Em todas as
reuniões tem uma pauta, contudo os membros não recebem a pauta com
antecedência. A participação dos membros nas reuniões depende da
época do ano e dos assuntos a serem tratados. De acordo com ela
apenas em alguns casos os membros podem opinar, mas nem sempre, e em
algumas vezes é feito o repasse das decisões na hora do intervalo.
E quando perguntada sobre como é feita a tomada de decisões, ela
respondeu que em relação ao financeiro, a presidente do Conselho
Escolar apresenta as decisões tomadas em relação as verbas que
entram para todos da comunidade escolar.
Na
minha segunda visita ao Cefam, conversei com a Diretora Zenith sobre
a gestão da escola. Ela me disse que os cinco elementos que
facilitam a gestão da escola:
- A participação da comunidade escolar e de cada segmento da escola;
- Conhecimento e conscientização de cada ser humano que atua na escola;
- Organização é fundamental;
- Comunicação é imprescindível;
- Tempo para realização das operações.
Segundo
a diretora, os cinco elementos que dificultam a gestão da escola:
- O ego das pessoas;
- A burocracia;
- A falta de informação;
- A falta de comunicação;
- A falta de conhecimento de algumas pessoas.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Enquanto
realizei esse trabalho, pude analisar que os
apontamentos da diretora Zenith, são equivalentes as facilidades e
dificuldades da maioria de nossas escolas. Pois por vezes culpamos o
diretor pela falta de gestão democrática, mas ela só ocorre se
todos os segmentos envolvidos se responsabilizarem e tomarem parte
ativa dentro processo de gestão. Todos devemos compreender nosso
papel dentro a escola e auxiliar na gestão, pois gestão
democrática é isso, todos participando ativamente nas tomadas de
decisões, nas soluções de problemas e na implantação dos
programas e projetos.
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