quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PPS Módulo 06


PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA - MÓDULO 6

INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas na Prática Profissional Supervisionada no módulo 06 do curso do Profuncionário Biblioteconomia. Realizei as atividades no meu local de trabalho e no local de estágio. No local de estágio estive orientada sempre pela pedagoga Solange e pela diretora Zenith.


DESENVOLVIMENTO


Comecei as atividades no meu local de trabalho, conversando com uma professora e uma pedagoga. A professora Gisele acredita que a função da escola é formar cidadãos que saibam viver e conviver em sociedade de forma atuante e participativa. Para ela a escola representa o lugar onde a comunidade deixa seus filhos para adquirir conhecimentos e para ser educado, enquanto para outros é o lugar onde deixam seus filhos enquanto trabalham. Quando perguntada sobre o reconhecimento por parte da comunidade, ela acredita que quando a comunidade participa e atua juntamente na escola, organizando as atividades e eventos, assim é observado sua participação e reconhecimento.
Quando falei com a pedagogoa Luciane sobre as mesmas questões, ela disse que a escola é um local onde se forma cidadãos críticos, e que representa para a comunidade um local onde os alunos obtem conhecimentos pedagógicos. Mas atualmente estão confundindo a verdadeira função da escola, para que essa eduque seus filhos. E ela acredita que existe reconhecimento por parte da comunidade, quando é ofertado algum evento onde a comunidade escolar possa participar ativamente.
Num segundo momento, realizei uma reflexão sobre algumas questões pertinentes à gestão democrática. No meu local de trabalho, as decisões, geralemente são tomadas de maneira bem democrática, diáriamente a direção da escola toma decisões sempre recorrendo aos demais segmentos dentro da escola. Por várias vezes participei e ainda participo do processo de tomada de decisões, bem como os demais funcionários da escola. Na minha opinião, nós como funcionários podemos ser mais participativos, demonstantrando interesse e comprometimento com nosso trabalho e sempre trazendo ideias capazes de auxiliar no bom andamento da escola. Contudo, por vezes nos preocupamos mais em com o trabalho dos outros, do que com nos envolvermos e assim, particparmos ativamente tanto das tomadas de decisões como das árduas formas de colocá-las em prática.
Na minha primeira visita do módulo 6 ao C.E. Francisco Azevedo Macedo, e conversei com a Marisa, representante do Conselho Escolar, e ela me disse que o Conselho Escolar tem um estatuto próprio e é composto por um presidente e vice, representantes da equipe pedagógica, corpo docente e discente, agentes educacionais, pais de alunos e comunidade. Ela informou que quando é necessário os membros recebem bilhete de convocação e assinam também um livro aviso. Em todas as reuniões tem uma pauta, contudo os membros não recebem a pauta com antecedência. A participação dos membros nas reuniões depende da época do ano e dos assuntos a serem tratados. De acordo com ela apenas em alguns casos os membros podem opinar, mas nem sempre, e em algumas vezes é feito o repasse das decisões na hora do intervalo. E quando perguntada sobre como é feita a tomada de decisões, ela respondeu que em relação ao financeiro, a presidente do Conselho Escolar apresenta as decisões tomadas em relação as verbas que entram para todos da comunidade escolar.
Na minha segunda visita ao Cefam, conversei com a Diretora Zenith sobre a gestão da escola. Ela me disse que os cinco elementos que facilitam a gestão da escola:
  • A participação da comunidade escolar e de cada segmento da escola;
  • Conhecimento e conscientização de cada ser humano que atua na escola;
  • Organização é fundamental;
  • Comunicação é imprescindível;
  • Tempo para realização das operações.
Segundo a diretora, os cinco elementos que dificultam a gestão da escola:
  • O ego das pessoas;
  • A burocracia;
  • A falta de informação;
  • A falta de comunicação;
  • A falta de conhecimento de algumas pessoas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Enquanto realizei esse trabalho, pude analisar que os apontamentos da diretora Zenith, são equivalentes as facilidades e dificuldades da maioria de nossas escolas. Pois por vezes culpamos o diretor pela falta de gestão democrática, mas ela só ocorre se todos os segmentos envolvidos se responsabilizarem e tomarem parte ativa dentro processo de gestão. Todos devemos compreender nosso papel dentro a escola e auxiliar na gestão, pois gestão democrática é isso, todos participando ativamente nas tomadas de decisões, nas soluções de problemas e na implantação dos programas e projetos.


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