quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Questões sobre o filme: Central do Brasil - Módulo 8

Nome do filme: Central do Brasil
Direção: Walter Salles
Ano do Filme: 1998

1. Sinopse pessoal do filme: 
Conta a história dos retirantes nordestinos que, para fugirem da seca e da fome, migram constantemente para a região da grande São Paulo em busca de melhores condições de vida. Porém, em sua grande maioria, acabam morando em favelas na periferia da cidade e ocupam os piores postos de trabalho. Portanto, sentem-se deslocados, em terra estranha, com hábitos e culturas completamente diversas daquela em que estão habituados.
Os valores sociais a que estavam habituados, a confiança no seu semelhante, o processo de produção comunitário e a vida que segue tranquila, ao ritmo da natureza, é bruscamente modificado e é necessário habituar-se, conviver com a marginalidade, com a desagregação de valores como família, sociedade entre outros.


2. Quais papéis desenvolvem os atores principais?
 No filme, o elo de ligação entre a vida da cidade e a do trabalhador sem capacitação para o trabalho(analfabeto), utiliza-se dos serviços de uma senhora (papel de Fernanda Montenegro), a qual cobra uns trocados e em troca escreve as cartas dos retirantes nordestinos aos familiares que ficaram longe no sertão do agreste. Muitas vezes, estas cartas não são entregues.
Porém, com aquele garoto, a personagem acaba se envolvendo, assumindo a história dele como se fosse sua; convive com ele, assume papel simbólico de mãe e juntos, como mãe e filho, após uma série de aventuras e peripécias, envolvimento emocional e sentimento de maternidade aflorando a cada passo, acabam retornando para a cidade de origem daquele garoto, onde ele reencontra seus familiares.


3. Quais os pontos principais do filme?

 
4. Qual a relação entre o filme e a realidade?

O filme Central do Brasil tem o mérito abordar um tema recorrente (a migração nordestina) de maneira delicada e poética, mostrando este deslocamento cultural e social a que milhões de brasileiros são submetidos em função da miséria onde a comunicação é uma das chaves, onde nordestinos analfabetos têm de submeter-se à ajuda de uma ‘escrevente’ de cartas em papel, num mundo que já se globalizava pelas ondas da Internet. Mostra o interior do Brasil, com sensibilidade e um olhar quase “estrangeiro”, dando espaço para a expressão tanto da resistência cultural, como da invasão de novos costumes trazidos pelos ventos da modernidade. O filme contribui bastante para a compreensão da realidade brasileira quanto a alfabetização e letramento e suas possibilidades de mudança social através da educação e da inserção no mundo da escrita e no contexto digital em que a sociedade atual está inserida e assim, ajudando também na aprendizagem de alunos e estudiosos do assunto abordado.




5. Acrescente sua opinião sobre a importância da carta. O que ela representava como meio de comunicação à distância, considerando as transformações que ela pode provocar na vida das pessoas e as consequências de não saber escrevê-la. (Antes de elaborar o seu texto, verifique os anexos das páginas 77, 78 e 79 do módulo).
No atual contexto, não basta ler e escrever, é preciso ir além da alfabetização funcional, onde as pessoas são alfabetizadas, mas não fazem uso da leitura e da escrita na sua prática social. O individuo deve fazer uso e envolver-se em diversas atividades de leitura e escrita, criando hábitos de leitura no cotidiano e buscando frequentar lugares onde a leitura seja o foco da apropriação do conhecimento através de livros, jornais e etc. No filme Central do Brasil – pudemos observar que alguns personagens, conhecem o gênero textual carta, mas não sabem escrevê-la. Por isso a personagem Dora, era uma espécie de escriba para essas pessoas que podemos denominar de letradas, mas não eram alfabetizadas. Com isso surgem as dificuldades sociais e a exclusão característica marcante em quase todas as regiões do nosso país.
O contexto social no qual o indivíduo está inserido é de extrema relevância para o seu desenvolvimento tanto na apropriação do conhecimento quanto na sua inclusão na sociedade e nos meios de comunicação e informação. É muito importante se preocupar com o meio social em que o indivíduo vive e suas dificuldades e desafios diários, suas lutas e instrumentos utilizados em casa e no trabalho. As pessoas convivem diariamente com vários gêneros textuais escritos em uma linguagem verbal e não verbal e até mesmo digital, daí a importância do convívio social e das práticas existentes na atualidade por meio da informação escrita em papel e também digitalizada, como: e-mails, blogs, cartazes, receitas de remédio, receitas culinárias, extrato de conta do banco, operações bancárias, placas, avisos e uma infinidade de recursos de informação e comunicação existentes com a chegada das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Um comentário:

  1. Karen,
    Está faltando as reflexões da apostila pg. 25 e 33.
    Aguardo até sábado!
    abraço

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