domingo, 18 de maio de 2014

Módulo 03 - Aula 01

PRATIQUE PÁG. 24


Você já pensou sobre isso?
·      Sobre sua postura em relação àqueles que têm um jeito de viver diferente do seu?
·      Como você se relaciona com os adolescentes ou com as crianças da escola em que trabalha?
·      Você já tentou se pôr no lugar deles para tentar entender como eles pensam e vêem o mundo?
·      Procure fazer isso observando suas práticas e conversando com eles sobre a escola ou sobre a vida.
·      Registre por escrito a conversa e as observações para não perdê-las. Você pode precisar delas depois.


         Tenho uma mente totalmente aberta sobre a forma de viver e de pensar sobre as outras pessoas, do mesmo jeito que tenho minhas opiniões e minhas atitudes e gosto de ser respeitada, sei compreender e respeitar as opiniões e atitudes dos outros também, principalmente de crianças, acho desnecessário repreendê-las com suas ideias para não deformar suas próprias opiniões, contudo, acredito que um bom aconselhamento vale muito mais do que uma repreensão.
         Sempre é interessante conversar com as crianças da escola, saber o que pensam e o que fazem, é sempre bom saber o que planejam para si e como vêem o mundo. Assim, conversando com alguns alunos, percebi que a maioria não tem boas perspectivas sobre o futuro, muitos inclusive já pensando em parar de estudar, para trabalhar e alguns já tentam conciliar o emprego com a escola. Eles planejam fazer o que souberam que seus pais também fizeram quando eram adolescentes.
         Acredito que como a maioria é de classe baixa e infelizmente vivemos numa sociedade muito capitalista e muito consumista, eles pretendem sacrificar o estudo agora para poder adquirir um pouco de dinheiro, por mais que não ajudem em casa, mas pelo menos se sentiriam realizados se puderem ter seu próprio dinheiro para fazerem algo que sintam vontade.

         E a realidade aqui da minha escola, é “perder” estes alunos para a evasão escolar, e mais tarde, quando eles começarem a perceber que o estudo é importante na vida, e por vezes necessário para garantir melhores condições de trabalhos e salários um pouco mais elevados, eles voltam a ser nossos alunos, porém a noite, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. E com muito sacrifício, pois alguns já constituíram família, eles tentam se formar e concluir seus estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário