sexta-feira, 23 de maio de 2014

Módulo 03 - Aula 02

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA AO MUSEU PARANAENSE

          Fundado em 25 de setembro de 1876, o Museu Paranaense é a primeira grande instituição histórica do Estado e terceira do Brasil. Está em sua sede definitiva no Palácio São Francisco, que ocupa uma área de 4.700 m², na cidade de Curitiba, capital do Paraná.
Além das salas de exposições históricas do acervo, o Museu possui salas de mostras temporárias organizadas dentro de temáticas com contexto histórico e social. Possui biblioteca, auditório, laboratórios, salas para cursos e "loja cultural". Realiza sistematicamente cursos, palestras, oficinas e apresentações artísticas. Desenvolve projetos culturais voltados a vários segmentos sociais como: idosos, estudantes, professores e outros.
Como um enorme espaço cultural o Museu Paranaense abriga várias exposições ao mesmo tempo, em vários espaços. Claro que o que mais me chamou a atenção, foi a exposição de Modas e Modos. Que demonstra em várias peças a emancipação feminina durante o século XX, através da retratação do vestuário feminino.
Gostei também, da Exposição com as peças da Família Real. E quando fui olhando, lembrei do nosso primeiro módulo estudado. E as influências da vinda da Família ao Brasil na educação. O quanto foi importante a criação das academias, mesmo sendo apenas para os filhos das elites. Pois foram essas academias que precederam os liceus de ofício e as faculdades.
Enfim, muitas foram as curiosidades que vi, tanto na exposição da Emancipação Política do Paraná, ou as peças recebidas do antigo Museu da Erva Mate, ou aquelas inúmeras peças e cocares, dos Rituais Indígenas.
Mesmo morando em Curitiba a mais de 12 anos, eu nunca tinha feito uma visita ao Museu Paranaense. E agora, pretendo voltar numa visita monitorada, já que apenas fui andando dentro dos espaços e admirando, sem ter uma orientação.
Estes temas todos que estamos estudando no Curso Profuncionário, estão contribuindo não apenas para minha formação profissional, mas aumentando também a minha formação pessoal. Através da apreciação desta cidade tão cheia de circuitos culturais e centros históricos, estou aumentando todo meu repertório cultural.







Nenhum comentário:

Postar um comentário