terça-feira, 8 de abril de 2014

Módulo 01 - Aula 03

Pratique pág. 57:

Para você, o que seria qualidade na educação escolar? E o que seria qualidade do ensino? Uma criança pobre está “condenada” a receber uma educação de menor qualidade? Por que sim ou por que não? Eu, professor (a), e você, funcionário (a), podemos influenciar na melhoria da qualidade da escola onde trabalhamos? Como?

 Qualidade na educação escolar, para mim, está diretamente relacionada com melhores e maiores investimentos na educação. Tanto na infraestrutura quanto na formação e valorização dos profissionais da educação. E a qualidade no ensino é o resultado desses investimentos, pois se os profissionais atuantes no sistema de educação possuem qualificação apropriada isso irá se refletir em todo o processo de ensino-aprendizagem. Com relação à indagação sobre uma criança pobre estar “condenada” a receber uma educação de menor qualidade, eu não posso concordar, pois a educação independe da classe social. A educação em escola pública pode ser tão boa, e por vezes até melhor do que em uma instituição particular. Os fatores que irão interferir na qualidade da educação são, inúmeros outros, tais como, má gestão, falta de capacitação profissional, falta de interesse dos educandos, e falta de envolvimento da comunidade com a escola. Como já pudemos perceber, o conceito de escola vem se modificando ao longo dos tempos. Não podemos dizer que apenas o professor é responsável pela educação, o professor é responsável sim, pelo ensino programático dos conteúdos, mas todos os demais funcionários da escola são importantes no processo de ensino-aprendizagem. Pois hoje, a escola não é só um local de aprendizagem, mas também de interação social. E todos somos responsáveis e temos participação ativa na formação social de nossos educandos.

Pratique pág. 67 (reestruturado): Você é sindicalizado? Como estão organizados os funcionários das escolas estaduais e municipais em sua cidade? Você já fez greve? Como reagiram seus familiares? Quais são as reivindicações do Sindicato para os professores e funcionários?


Sim, eu sou sindicalizada. Na verdade, embora sejam poucos os funcionários de escola sindicalizados, o sindicato é pouco atuante para categoria. A começar pelo nome do sindicato que diz nos representar, que é Associação dos Professores do Paraná. Eu, particularmente, nunca participei de uma greve. Nos últimos dias, a APP está reivindicando o cumprimento dos 33% de hora-atividade dos professores, e no próximo dia 19/03 haverá uma paralisação, da categoria. Para os funcionários, a pauta é em prol do reajuste conforme o índice dado ao salário mínimo regional, mas o assunto está no início das discussões. A maioria dos assuntos em pauta, e das mobilizações, gira em torno dos interesses trabalhistas dos professores, as reivindicações para os funcionários está sempre quando está em pauta não se apresenta de forma prioritária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário