quarta-feira, 30 de abril de 2014

Módulo 02 - Aula 04

Acesse:
 http://educacao.uol.com.br/infograficos/2014/cinquenta-anos-do-golpe-de-64/

Jogue e depois comente a experiência no blog (valor 1,5)

Aprofunde os conhecimentos sobre a ditadura militar no Brasil, este ano estamos com um vasto material disponível na internet sobre o tema, indique sites, leituras, etc e publique no blog.

----------------

Ao realizar esta atividade me vi numa situação bem delicada. Pois mesmo sabendo que as situações eram fictícias, e mesmo nunca tendo vivido numa época de governos militares, tentei ser o mais sincera possível e me colocar no lugar e no momento dos questionamentos. Não gostaria de me enquadrar na parcela da população que passou por esse período como se nada estivesse acontecendo. Mas pra ser honesta, não acredito que eu seria do grupo que se rebelou e tentou ter voz ativa. Acho que o medo e o instinto de sobrevivência falaria mais alto.
Somos uma geração que tem liberdade de expressão. Que tem voz, que tem nas redes sociais e na internet acesso ilimitado ao conhecimento, a cultura, a disseminação de ideias, conceitos. Temos um poder de transformação, de mudança. Somos a voz da democracia. Somos os politizados, cidadãos críticos, autônomos. Contudo, quando precisamos nos fazer ouvir, em meio a tanta politicagem torpe, e corrupção, nos calamos. Ou agimos escondendo o rosto, para de forma covarde e irresponsável, promover a arruaça, a balbúrdia, o “quebra-quebra”, a (temida) violência.
Houve um tempo na história em que precisamos ser os “cara-pintadas” para termos voz, sermos ouvidos, dar significado ao que chamávamos de democracia. Hoje, precisamos sair às ruas com a cara lavada, para pleitearmos por uma democracia, cujo sentido se perdeu no tempo, e limpar nosso país dessa política suja, desonesta, sórdida e vergonhosa, que chamamos de governo. E, como li numa rede social esses dias, nem falo de governo de direita ou de esquerda, pois no Brasil a corrupção é ambidestra.
Queremos novos parâmetros, novos objetivos, novas prioridades. Mas para isso precisamos, assim como no jogo, que cada um de nós “TOME SUA DECISÃO”, e escolha o lado que quer ficar, e lute por eles, não com armas nem em guerra, mas nas urnas, que é onde a verdadeira democracia surte efeito. Afinal, graças aos “Caras-pintadas”, hoje temos o direito ao voto.



Fonte: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário