INTRODUÇÃO
No período
letivo de 15/02/2014 à 15/03/2014 desenvolvemos as atividades do Módulo 01 do
Profuncionário. Para realizar minhas atividades de estágio, escolhi o Colégio
Estadual Francisco Azevedo Macedo. Na minha primeira visita, fui encaminhada
para falar com a Diretora Zenith, que me recebeu muito bem, e me encaminhou
para a pedagoga Solange. Ela quem vai me atender na escola para que eu consiga
realizar as atividades.
O objetivo
dessa prática profissional supervisionada foi o de conhecer o funcionamento do
Conselho Escolar, qual a importância desse órgão colegiado para a comunidade
escolar, quem pode fazer parte deste conselho e como esse órgão atua na escola
em que trabalho e na que estagio.
DESENVOLVIMENTO
Para
desenvolver esta atividade, primeiramente precisei entender o que é o Conselho
Escolar e quais as suas atribuições no contexto escolar. O Conselho Escolar é
uma instância colegiada que delibera as decisões mais importantes dentro da
comunidade escolar. É o órgão colegiado de maior poder, autonomia e age em
conjunto com a APMF escolar e com o Grêmio Estudantil (em escolas que possuem
grêmio escolar).
Como
funcionária no Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon, e percebo a
importância do Conselho Escolar para uma boa gestão. O Conselho Escolar, no
C.E. Mal. Cândido Rondon, é formado por dois integrantes de cada segmento e a
direção escolar. Assim sendo, fazem parte do Conselho Escolar, dois
professores, dois funcionários Agentes Educacionais I, dois funcionários
Agentes Educacionais II, dois representantes da equipe pedagógica, dois
representantes dos alunos e dois representantes da comunidade
(preferencialmente pais de alunos); tendo como Presidente do Conselho a direção
da escola.
As
reuniões do Conselho Escolar acontecem ordinariamente, a cada dois meses, e são
convocadas reuniões extraordinárias sempre que necessário. Nessas reuniões, o
Conselho delibera muitas decisões importantes da escola, ajudando na integração
da comunidade escolar e também trazendo mais transparência para a gestão. Além
de aprovar em quais bens serão aplicados os recursos federais, tais como o
PDDE; ele também avalia e legitima a Proposta Pedagógica da escola, o Plano de
Ação e o Regimento Escolar.
Uma das
ações mais recentes deliberada pelo Conselho Escolar foi a implantação do
“Projeto de Leitura”, que começou agora no mês de março. O projeto visa
incentivar a leitura e aproximar o educando de obras que por vezes não lhes
interessaria. Então, em cada turno, todos, inclusive professores e
funcionários, param por 20 minutos todas as atividades e se dedicam a alguma
leitura previamente escolhida para esse momento.
No Colégio
Estadual Francisco Azevedo Macedo, o Conselho também é formado por dois
integrantes de cada segmento e a direção escolar. Assim sendo, fazem parte do
Conselho Escolar, dois professores, dois funcionários Agentes Educacionais I,
dois funcionários Agentes Educacionais II, dois representantes da equipe
pedagógica, dois representantes dos alunos e dois representantes da comunidade,
tendo como Presidente do Conselho a direção da escola.
A pedagoga
me informou que o Conselho Escolar se reuniu para deliberar as ações do Projeto
Mais Educação, que a escola oferta para os alunos no contra turno o ensino de
capoeira. Assim como no C.E. Mal. Cândido Rondon, o Conselho também avalia e
legitima a proposta pedagógica da escola.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao
analisar a atuação do Conselho Escolar em ambas as escolas, percebi que as
semelhanças são grandes, pois ambos são regidos pela SEED. E funcionam para
deliberar as decisões e legitimar a gestão democrática dentro da escola. O
número de membros é o mesmo e as reuniões são realizadas ordinária e
extraordinariamente. O Conselho Escolar é uma instância colegiada
imprescindível, que traz transparência e integração entre todos os segmentos da
comunidade escolar, o que reflete em todo processo educacional.
Faixada C.E. Francisco Azevedo Macedo
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