segunda-feira, 14 de abril de 2014

PPS - Módulo 01

INTRODUÇÃO

            No período letivo de 15/02/2014 à 15/03/2014 desenvolvemos as atividades do Módulo 01 do Profuncionário. Para realizar minhas atividades de estágio, escolhi o Colégio Estadual Francisco Azevedo Macedo. Na minha primeira visita, fui encaminhada para falar com a Diretora Zenith, que me recebeu muito bem, e me encaminhou para a pedagoga Solange. Ela quem vai me atender na escola para que eu consiga realizar as atividades.
            O objetivo dessa prática profissional supervisionada foi o de conhecer o funcionamento do Conselho Escolar, qual a importância desse órgão colegiado para a comunidade escolar, quem pode fazer parte deste conselho e como esse órgão atua na escola em que trabalho e na que estagio.


DESENVOLVIMENTO

            Para desenvolver esta atividade, primeiramente precisei entender o que é o Conselho Escolar e quais as suas atribuições no contexto escolar. O Conselho Escolar é uma instância colegiada que delibera as decisões mais importantes dentro da comunidade escolar. É o órgão colegiado de maior poder, autonomia e age em conjunto com a APMF escolar e com o Grêmio Estudantil (em escolas que possuem grêmio escolar).
            Como funcionária no Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon, e percebo a importância do Conselho Escolar para uma boa gestão. O Conselho Escolar, no C.E. Mal. Cândido Rondon, é formado por dois integrantes de cada segmento e a direção escolar. Assim sendo, fazem parte do Conselho Escolar, dois professores, dois funcionários Agentes Educacionais I, dois funcionários Agentes Educacionais II, dois representantes da equipe pedagógica, dois representantes dos alunos e dois representantes da comunidade (preferencialmente pais de alunos); tendo como Presidente do Conselho a direção da escola.
            As reuniões do Conselho Escolar acontecem ordinariamente, a cada dois meses, e são convocadas reuniões extraordinárias sempre que necessário. Nessas reuniões, o Conselho delibera muitas decisões importantes da escola, ajudando na integração da comunidade escolar e também trazendo mais transparência para a gestão. Além de aprovar em quais bens serão aplicados os recursos federais, tais como o PDDE; ele também avalia e legitima a Proposta Pedagógica da escola, o Plano de Ação e o Regimento Escolar.
            Uma das ações mais recentes deliberada pelo Conselho Escolar foi a implantação do “Projeto de Leitura”, que começou agora no mês de março. O projeto visa incentivar a leitura e aproximar o educando de obras que por vezes não lhes interessaria. Então, em cada turno, todos, inclusive professores e funcionários, param por 20 minutos todas as atividades e se dedicam a alguma leitura previamente escolhida para esse momento.
            No Colégio Estadual Francisco Azevedo Macedo, o Conselho também é formado por dois integrantes de cada segmento e a direção escolar. Assim sendo, fazem parte do Conselho Escolar, dois professores, dois funcionários Agentes Educacionais I, dois funcionários Agentes Educacionais II, dois representantes da equipe pedagógica, dois representantes dos alunos e dois representantes da comunidade, tendo como Presidente do Conselho a direção da escola.
            A pedagoga me informou que o Conselho Escolar se reuniu para deliberar as ações do Projeto Mais Educação, que a escola oferta para os alunos no contra turno o ensino de capoeira. Assim como no C.E. Mal. Cândido Rondon, o Conselho também avalia e legitima a proposta pedagógica da escola.
           

CONSIDERAÇÕES FINAIS


            Ao analisar a atuação do Conselho Escolar em ambas as escolas, percebi que as semelhanças são grandes, pois ambos são regidos pela SEED. E funcionam para deliberar as decisões e legitimar a gestão democrática dentro da escola. O número de membros é o mesmo e as reuniões são realizadas ordinária e extraordinariamente. O Conselho Escolar é uma instância colegiada imprescindível, que traz transparência e integração entre todos os segmentos da comunidade escolar, o que reflete em todo processo educacional.


Faixada Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon


Faixada C.E. Francisco Azevedo Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário