quarta-feira, 30 de abril de 2014

Módulo 02 - Aula 01

Pratique pág. 31 (adaptado):

Converse com outro funcionário de sua escola, sobre a trajetória escolar e relate também a sua:

1.   Alegrias, relação com os colegas, professores e diretores;
Sempre estive envolvida na escola, minhas avós trabalhavam em escola, minha mãe é professora, logo, eu cresci dentro da escola. Sempre fui uma excelente aluna, e tenho boas lembranças de colegas, professores e diretores. Ganhei alguns concursos culturais na escola, como redação, declamação de poesia, apresentação de teatro, festival de talento. Sempre me envolvi das atividades extra classe, e também era voluntária no contraturno, auxiliando alunos com defasagem de aprendizagem, pois antes não haviam salas de apoio e nem salas de recurso.

2.   Como era a escola onde estudou? Você ou seu colega, recordam quem eram os funcionários?
Estudei em muitas escolas diferentes, pois como meu pai é militar, mudei bastante de Ponta Grossa para Curitiba, e também morei em Araucária. Lembro-me de muitos de meus professores e funcionários da escola, principalmente por eles serem amigos/conhecidos de minha avó e de minha mãe, em Ponta Grossa. Contudo, nas escola que estudei em Curitiba, também me recordo de vários deles, pois durante quatro anos trabalhei no mesmo colégio que havia estudado, e esses professores e funcionários se tornaram meus colegas de trabalho.

3.   Registre uma lembrança ou um caso que marcou sua trajetória.

Dentre todas as lembranças que tenho, a que mais gosto é a de quando eu estudava na 5ª série, fiquei muito feliz pois fui para uma escola nova, com biblioteca nova e maior, visto que eu já tinha lido quase todos os livros disponíveis na pequena escola municipal que eu estudava. Eu emprestava livros todos os dias e me lembro da bibliotecária, que parecia não acreditar que eu lia os livros que emprestava em tão pouco tempo, até que ela criou um mecanismo para fazer sua própria verificação, pedia para eu contar a história dos livros para ela. A ideia deu tão certo que algum tempo depois ela começou a pedir para que eu escrevesse sobre os livros para indicar a outros alunos, então eu e mais duas colegas começamos a organizar o mural de sugestões, com pequenos resumos e indicações dos livros que líamos. Ler e organizar o mural de sugestões é uma das minhas memórias favoritas.

---------------

         Conversando com uma de minhas colegas de trabalho, ela me contou que estudou todo o Ensino Fundamental na mesma escola, e o que mais marcou ela foi quando ela reprovou a 5ª série. Ela achava que ia para escola para brincar, e depois disso ela compreendeu que ela ia pra escola para aprender.
         Quando ela foi para o 2º Grau, ela estudou o magistério por três anos e fez mais um ano de “Adicionais noturno”, no próprio Instituto de Educação Profº Erasmo Pilotto, como complementação da sua formação para o magistério.
         Como ela casou muito nova, não chegou a exercer sua função profissional, pois preferiu cuidar dos filhos e da família. Mas sempre se sentiu frustrada pois sua vontade era fazer faculdade.
         Aos quarenta anos de idade, ela passou no concurso para Técnico Administrativo, e decidiu começar a faculdade de Pedagogia. Se dedicou ao máximo, e se formou com excelência. No último ano de faculdade, ganhou uma bolsa para uma pós graduação, e seis meses após sua formatura na graduação, terminou sua pós graduação.

         Hoje, ela se orgulha por tudo que passou e principalmente, por sua superação profissional e sobretudo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário